Assembleia Municipal

Assembleia Municipal
Julho 26, 2013 03:59 PM

Quando se decidiu convocar a presente Assembleia fomos daqueles que considerámos, que mais do que consagração pública e institucional, se impunha como dever desta Assembleia refletir de forma propositiva e construtiva acerca das potencialidades, mas também dos enormes desafios e responsabilidades que a qualificação de património mundial acarreta para a cidade, para a região e para o país.

Assembleia Municipal
Julho 26, 2013 03:52 PM

A aprovação pelo Comité da Unesco, reunido em Pnom Penh, no passado dia 22 de junho, da candidatura de Coimbra (Universidade, Alta e Sofia) a Património da Humanidade impõe-nos algumas reflexões que, por sua vez, terão que informar as orientações políticas e as atuações concretas. Organizei-as condensadamente em três tópicos:

Assembleia Municipal
Julho 6, 2013 03:38 PM

Provavelmente, será esta a última sessão da Assembleia Municipal neste mandato de 2009 a 2013. Por isso, ocorre-me, em jeito de balanço, destacar aqui quatro pontos:

Assembleia Municipal
Julho 5, 2013 02:36 PM

Moção aprovada na sessão da Assembleia Municipal de Coimbra de 29 de Junho

A Escola Pública, laica, universal e gratuita é uma conquista de que o regime democrático só se pode orgulhar. Atacada por todos os lados pela Direita saudosista de uma escola tradicional seletiva, formadora e reprodutora das elites, e pela agenda neoliberal que aposta no seu desmantelamento, como condição para a sua privatização e mercantilização do ensino, a escola pública vive momentos difíceis.

Assembleia Municipal
Abril 3, 2013 04:41 PM

Serafim Duarte, deputado do BE na Assembleia Municipal de Coimbra, alertou ontem  para a alteração do percurso das linhas nº14 e 14T, que prejudica os alunos da escola Inês de Castro.

Assembleia Municipal
Março 1, 2013 05:11 PM

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda fez aprovar duas Moções e uma Recomendação contra a privatização dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha dos resíduos sólidos urbanos. Foram aprovadas apenas com 2 abstenções: Maló de Abreu e Manuel Porto (Presidente da Assembleia Municipal), ambos da bancada do PSD).

Assembleia Municipal
Março 1, 2013 05:03 PM

A autonomia do poder local foi uma das grandes novidades da democracia instaurada com o 25 de abril de 74 e tem sido publicamente celebrada tanto à esquerda como à direita do espetro político português. Instituiu práticas de participação democrática mais próximas das populações, criou um novo paradigma de desenvolvimento territorial descentralizado e extensivo a todo o espaço nacional, incluindo os Açores e a Madeira, aproximou os responsáveis políticos dos seus eleitores, enfim, abriu um caminho de realizações materiais e imateriais nas cidades, vilas e aldeias deste país, que em muito contribuíram para elevar os níveis de qualidade de vida dos portugueses, aproximando-os de padrões europeus que o regime salazarista lhes tinha negado.

Autarcas

Professor. Membro da Coordenadora Distrital e da Concelhia de Coimbra. Deputado do CpC na Assembleia Municipal de Coimbra.
Professor Aposentado. Membro da Concelhia de Coimbra do Bloco. Deputado Municipal pelo CpC.

Opinião

Hoje as marchas são cada vez mais e cada vez mais participadas, com grande afluência jovem, sendo um espaço privilegiado de ativismo e politização. Mas a natureza historicamente e intrinsecamente política destas manifestações não está alheia a ameaças.

No mês de junho, é usual o espaço público se ver engalanado com as cores do arco-íris, desde logo graças à realização das marchas LGBTQIA+. São elas “cada vez mais políticas e cada vez mais festivas, por fazerem da celebração um protesto e da reivindicação política uma festa”.