Share |

Sobre: Autarquias

Novembro 14, 2022

No âmbito da discussão das Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2023, a juventude do Bloco de Esquerda Coimbra fez chegar à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) um documento de dez medidas para uma Coimbra mais acessível, inclusiva e sustentável. Habitação, mobilidade verde, direitos e cidadania, e educação foram os temas em destaque.

Agosto 5, 2022

Comunicado da Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda sobre o abate de árvores no âmbito da empreitada para implementação do Metrobus.

Julho 12, 2022

Comunicado da Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda sobre os Transportes Urbanos de Coimbra.

Agosto 5, 2013

Tribunal Administrativo condena câmara a ressarcir 56 trabalhadores da Divisão de Parques e Jardins, no valor de 150 mil euros, por trabalharem mais do que o horário durante cinco anos, sem qualquer base legal.

Julho 26, 2013

A aprovação pelo Comité da Unesco, reunido em Pnom Penh, no passado dia 22 de junho, da candidatura de Coimbra (Universidade, Alta e Sofia) a Património da Humanidade impõe-nos algumas reflexões que, por sua vez, terão que informar as orientações políticas e as atuações concretas. Organizei-as condensadamente em três tópicos:

Julho 26, 2013

Quando se decidiu convocar a presente Assembleia fomos daqueles que considerámos, que mais do que consagração pública e institucional, se impunha como dever desta Assembleia refletir de forma propositiva e construtiva acerca das potencialidades, mas também dos enormes desafios e responsabilidades que a qualificação de património mundial acarreta para a cidade, para a região e para o país.

Julho 6, 2013

Provavelmente, será esta a última sessão da Assembleia Municipal neste mandato de 2009 a 2013. Por isso, ocorre-me, em jeito de balanço, destacar aqui quatro pontos:

Abril 29, 2013

Ao intervir no final das Jornadas Cidadãs, promovidas pelo movimento, José Augusto Ferreira da Silva criticou “a mediocridade na alternância”, entre PSD e PS, que “tem governado Coimbra” desde 1976.

Março 6, 2013

A concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda (BE) anunciou esta manhã que irá apoiar nas próximas autárquicas o Movimento Cidadãos por Coimbra. A decisão foi tomada por unanimidade pela estrutura partidária e já comunicada ao movimento.

Março 1, 2013

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda fez aprovar duas Moções e uma Recomendação contra a privatização dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha dos resíduos sólidos urbanos. Foram aprovadas apenas com 2 abstenções: Maló de Abreu e Manuel Porto (Presidente da Assembleia Municipal), ambos da bancada do PSD).

Março 1, 2013

A autonomia do poder local foi uma das grandes novidades da democracia instaurada com o 25 de abril de 74 e tem sido publicamente celebrada tanto à esquerda como à direita do espetro político português. Instituiu práticas de participação democrática mais próximas das populações, criou um novo paradigma de desenvolvimento territorial descentralizado e extensivo a todo o espaço nacional, incluindo os Açores e a Madeira, aproximou os responsáveis políticos dos seus eleitores, enfim, abriu um caminho de realizações materiais e imateriais nas cidades, vilas e aldeias deste país, que em muito contribuíram para elevar os níveis de qualidade de vida dos portugueses, aproximando-os de padrões europeus que o regime salazarista lhes tinha negado.

Março 1, 2013

Stéphane Hessel faleceu esta noite com 95 anos.

Judeu e alemão de nascimento, naturalizado francês, ele foi um cidadão europeu pelo seu pensamento e ação, mas também um cidadão do mundo.

Janeiro 11, 2013

Estes meses de novembro e dezembro de 2012 ficarão assinalados na história deste país como os do triunfo – por pouco tempo, desejamos nós – da prepotência cesarista da governação, expressa, entre outras medidas anteriores, já aqui denunciadas, na sucção fiscal sem limites e na subtração às comunidades locais dos meios fundamentais da sua sobrevivência.

Janeiro 11, 2013

O governo de coligação PSD/CDS demonstrou uma verdadeira obstinação e grande insensibilidade na concretização do seu programa de extinção e agregação de freguesias, mais conhecido por Reorganização Administrativa do Território Autárquico (R.A.T.A.).