Sobre: Autarquias

Julho 26, 2013

A aprovação pelo Comité da Unesco, reunido em Pnom Penh, no passado dia 22 de junho, da candidatura de Coimbra (Universidade, Alta e Sofia) a Património da Humanidade impõe-nos algumas reflexões que, por sua vez, terão que informar as orientações políticas e as atuações concretas. Organizei-as condensadamente em três tópicos:

Julho 26, 2013

Quando se decidiu convocar a presente Assembleia fomos daqueles que considerámos, que mais do que consagração pública e institucional, se impunha como dever desta Assembleia refletir de forma propositiva e construtiva acerca das potencialidades, mas também dos enormes desafios e responsabilidades que a qualificação de património mundial acarreta para a cidade, para a região e para o país.

Julho 6, 2013

Provavelmente, será esta a última sessão da Assembleia Municipal neste mandato de 2009 a 2013. Por isso, ocorre-me, em jeito de balanço, destacar aqui quatro pontos:

Abril 29, 2013

Ao intervir no final das Jornadas Cidadãs, promovidas pelo movimento, José Augusto Ferreira da Silva criticou “a mediocridade na alternância”, entre PSD e PS, que “tem governado Coimbra” desde 1976.

Março 6, 2013

A concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda (BE) anunciou esta manhã que irá apoiar nas próximas autárquicas o Movimento Cidadãos por Coimbra. A decisão foi tomada por unanimidade pela estrutura partidária e já comunicada ao movimento.

Março 1, 2013

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda fez aprovar duas Moções e uma Recomendação contra a privatização dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha dos resíduos sólidos urbanos. Foram aprovadas apenas com 2 abstenções: Maló de Abreu e Manuel Porto (Presidente da Assembleia Municipal), ambos da bancada do PSD).

Março 1, 2013

A autonomia do poder local foi uma das grandes novidades da democracia instaurada com o 25 de abril de 74 e tem sido publicamente celebrada tanto à esquerda como à direita do espetro político português. Instituiu práticas de participação democrática mais próximas das populações, criou um novo paradigma de desenvolvimento territorial descentralizado e extensivo a todo o espaço nacional, incluindo os Açores e a Madeira, aproximou os responsáveis políticos dos seus eleitores, enfim, abriu um caminho de realizações materiais e imateriais nas cidades, vilas e aldeias deste país, que em muito contribuíram para elevar os níveis de qualidade de vida dos portugueses, aproximando-os de padrões europeus que o regime salazarista lhes tinha negado.

Março 1, 2013

Stéphane Hessel faleceu esta noite com 95 anos.

Judeu e alemão de nascimento, naturalizado francês, ele foi um cidadão europeu pelo seu pensamento e ação, mas também um cidadão do mundo.

Janeiro 11, 2013

Estes meses de novembro e dezembro de 2012 ficarão assinalados na história deste país como os do triunfo – por pouco tempo, desejamos nós – da prepotência cesarista da governação, expressa, entre outras medidas anteriores, já aqui denunciadas, na sucção fiscal sem limites e na subtração às comunidades locais dos meios fundamentais da sua sobrevivência.

Janeiro 11, 2013

O governo de coligação PSD/CDS demonstrou uma verdadeira obstinação e grande insensibilidade na concretização do seu programa de extinção e agregação de freguesias, mais conhecido por Reorganização Administrativa do Território Autárquico (R.A.T.A.).