Share |

Sobre: Assembleia Municipal

Julho 26, 2013

Quando se decidiu convocar a presente Assembleia fomos daqueles que considerámos, que mais do que consagração pública e institucional, se impunha como dever desta Assembleia refletir de forma propositiva e construtiva acerca das potencialidades, mas também dos enormes desafios e responsabilidades que a qualificação de património mundial acarreta para a cidade, para a região e para o país.

Julho 6, 2013

Provavelmente, será esta a última sessão da Assembleia Municipal neste mandato de 2009 a 2013. Por isso, ocorre-me, em jeito de balanço, destacar aqui quatro pontos:

Julho 5, 2013

Moção aprovada na sessão da Assembleia Municipal de Coimbra de 29 de Junho

A Escola Pública, laica, universal e gratuita é uma conquista de que o regime democrático só se pode orgulhar. Atacada por todos os lados pela Direita saudosista de uma escola tradicional seletiva, formadora e reprodutora das elites, e pela agenda neoliberal que aposta no seu desmantelamento, como condição para a sua privatização e mercantilização do ensino, a escola pública vive momentos difíceis.

Abril 3, 2013

Serafim Duarte, deputado do BE na Assembleia Municipal de Coimbra, alertou ontem  para a alteração do percurso das linhas nº14 e 14T, que prejudica os alunos da escola Inês de Castro.

Março 1, 2013

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda fez aprovar duas Moções e uma Recomendação contra a privatização dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha dos resíduos sólidos urbanos. Foram aprovadas apenas com 2 abstenções: Maló de Abreu e Manuel Porto (Presidente da Assembleia Municipal), ambos da bancada do PSD).

Março 1, 2013

A autonomia do poder local foi uma das grandes novidades da democracia instaurada com o 25 de abril de 74 e tem sido publicamente celebrada tanto à esquerda como à direita do espetro político português. Instituiu práticas de participação democrática mais próximas das populações, criou um novo paradigma de desenvolvimento territorial descentralizado e extensivo a todo o espaço nacional, incluindo os Açores e a Madeira, aproximou os responsáveis políticos dos seus eleitores, enfim, abriu um caminho de realizações materiais e imateriais nas cidades, vilas e aldeias deste país, que em muito contribuíram para elevar os níveis de qualidade de vida dos portugueses, aproximando-os de padrões europeus que o regime salazarista lhes tinha negado.

Janeiro 11, 2013

Estes meses de novembro e dezembro de 2012 ficarão assinalados na história deste país como os do triunfo – por pouco tempo, desejamos nós – da prepotência cesarista da governação, expressa, entre outras medidas anteriores, já aqui denunciadas, na sucção fiscal sem limites e na subtração às comunidades locais dos meios fundamentais da sua sobrevivência.