Share |

Turismo na “net”

A importância e o impacto dos sites de turismo na atividade hoteleira têm sido parcamente debatidos. Hoje, uma grande parte dos turistas, sobretudo os mais interessados e os que mais interessam, utilizam os diversos sítios especializados em alojamento e restaurantes (booking.com, airbnb, tripadvisor, etc.) ou pesquisam diretamente nos mapas da Google ou da Michelin.

Fazendo uma pesquisa nos principais sites encontramos já uma quantidade razoável de oferta figueirense nessas plataformas. Mas nota-se bem a diferença entre os estabelecimentos infoexcluídos e os que estão mais à vontade com as novas tecnologias. Sobretudo, a oferta aparece quase toda concentrada nas freguesias urbanas. As notas refletem, grosso modo, a qualidade dos estabelecimentos, embora haja notas muito inflacionadas - também se dominam as habilidades para subir as notas. 

Mais do que as notas, é interessante ler os comentários, sobretudo os de estrangeiros, onde as opiniões sobre a qualidade, a distinção entre pratos industriais e confecionados e a diferença entre produtos frescos e congelados revelam melhor o valor da oferta. Cada vez será mais difícil vender gato por lebre.

Na promoção da cidade ainda há uma enorme insensibilidade a estas novas plataformas de dimensão planetária, que vão ganhando importância, especialmente no momento de o turista decidir se se desloca ou não à Figueira.

Publicado no Diário As Beiras - 1 de setembro de 2016