Share |

TIREM AS MÃOS DO EXPLORATÓRIO

No dia 18 de abril uma maré de gente encheu o Exploratório, Centro Ciência Viva de Coimbra, numa atitude solidária para com a atual direção que, há cerca de 20 anos, dirige o Exploratório e o fez crescer com a qualidade que todos lhe reconhecem.
Centenas de pessoas visitaram o segundo edifício do Exploratório. podendo ver aquilo que lhes tem sido teimosa e incompreensivelmente negado e não aceitam a forma como esta instituição está a ser tratada. Veja a petição/1 em curso.
Este segundo edifício aguarda a conclusão de obras que são da responsabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, como seja a ligação ao saneamento, prometida pelo anterior executivo camarário e jamais cumprida pelo atual.
Para além disso, a Câmara Municipal de Coimbra não atribuiu, para o ano em curso, o subsídio de funcionamento que teria permitido ao Exploratório cumprir, como fez exemplarmente durante 20 anos, o serviço tem prestado à cidade.
A falta deste dinheiro, bem como a do subsídio anual da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva), conduziu a dificuldades de tesouraria e, inclusivamente a problemas de pagamentos de salários.
Estes problemas, ao que tudo indica, existem por manifesta falta de vontade política ou melhor por interesses políticos menos claros, que passarão por jogos de poder e à colocação de boys certos nos lugares de comando.
1/ http://www.ipetitions.com/petition/em-defesa-do-exploratorio-centro-ciencia-viva-de-2/?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=create_petition