Sobre as eleições autárquicas no Concelho de Coimbra

Nestas eleições autárquicas, o Bloco de Esquerda apoiou o movimento Cidadãos por Coimbra. Cumpre-nos agora, terminada a disputa eleitoral, saudar calorosamente todos os cidadãos e cidadãs que deram corpo a este movimento e que souberam afirmar uma força política nova no concelho.

O movimento elegeu como vereador o seu cabeça-de-lista à Câmara Municipal, José Augusto Ferreira da Silva, com 9,27% e quatro deputados municipais (10,94%), resultados assinaláveis em termos de número de eleitos e em termos percentuais. Foram ainda eleitos nove membros nas assembleias de freguesia de Santo António dos Olivais (3), União das Freguesias de Coimbra (2), Almalaguês (1), Eiras e São Paulo de Frades (1), Santa Clara e Castelo Viegas (1) e São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (1).

Os resultados eleitorais significaram uma clara vitória para o CPC. Pela primeira vez, um movimento cívico atingiu esta expressão eleitoral e este número de representantes em Coimbra. Conseguiu uma votação extremamente positiva numa disputa política em que contribuiu para derrotar a direita e mostrou haver alternativas credíveis ao rotativismo. Saudamos a capacidade que o CPC teve em fazer uma campanha em torno de ideias fortes e o modo participado, plural e convergente como elas foram construídas e afirmadas.

Findo o período eleitoral, o movimento encontrará  novas formas de estruturação e intervenção . Os ativistas do Bloco estarão nos espaços que o movimento entenda criar para lhe dar força social e capacidade propositiva, tal como todos outros cidadãos e cidadãs - com e sem partido, de diferentes origens e sensibilidades - que resolveram tomar em mãos a tarefa de contribuir para mudar Coimbra.