Share |

Retire-se

O debate sobre o que devem ser as portas de entrada da cidade ou do concelho não é um debate menor. Sobretudo, não será menor se a entrada da cidade tiver uma função orientadora. Uma sinalética composta por painéis que indiquem de uma forma clara e simples as zonas principais da cidade e do concelho são essenciais: zona industrial, zonas comerciais, parques de estacionamento grátis e a pagar, zonas históricas, praias, zonas naturais, etc. Aliás, julgo que um posto de turismo antes da entrada da cidade que providencie toda a informação útil seria muito mais eficiente para as exigências dos turistas, dos que vêm em trabalho e para a fluidez do trânsito, evitando voltas desnecessárias a quem visita.
Nas minhas viagens pela Europa, a entrada que mais me impressionou foi a de Baden-Baden, uma cidade termal apelidada pelos romanos de Aurelia Aquensis. À medida que nos aproximamos da cidade vão desfilando painéis que através de um jogo de cores nos esboçam a morfologia da cidade, os seus principais pontos de interesse e nos orientam para os parques de estacionamento.
O estacionamento é rápido e os postos de informação estão na proximidade dos próprios parques. Uma entrada eficiente e bonita, com classe. Quanto ao atual pórtico de entrada na Figueira, considero que contribui mais para a poluição visual do que para o esclarecimento de quem chega. O que fazer? Retire-se.