Share |

Minuta da Ata n.º 24

Minuta da Ata n.º 24 Reunião on line da Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra (CCCC) 12 de abril de 2021 ・21H15

Estiveram presentes: António José André, António Marinho, Helena Loureiro (em substituição de Serafim Duarte que justificou a falta por motivos familiares), José João Lucas, Manuela Rodrigues, Mariana Garrido e Sandra Silvestre.

A Ordem de Trabalhos foi a seguinte: 1. Informações 2. Aprovação das atas anteriores 3. Iniciativas temáticas 1.

A reunião foi dirigida por Manuela Rodrigues. A ata desta reunião será feita por José João Lucas.

a) Foram dadas informações por Sandra Silvestre e António Marinho sobre a Jornada de Protesto desta tarde contra a terraplanagem, por iniciativa da Câmara Municipal, do terreno da margem direita do Mondego, na Portela. Houve primeiro concentração junto da delegação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ao lado do açudeponte, e, a seguir, nova concentração junto dos Paços do Concelho, onde a Câmara estava reunida em sessão ordinária e onde interveio André Pestana, em nome do Movimento ‘Mondego Vivo’. O presidente da Câmara deu explicações genéricas, mas não justificou a intervenção realizada sem autorização da APA.

b) Foram dadas informações por José João Lucas sobre a reunião de Direção do CpC realizada on line em 9 de abril, onde foi feito o ponto da situação relativamente às candidaturas em curso quer aos órgãos municipais, quer às Assembleias de Freguesia de Santo António dos Olivais, União de Freguesias (UF) de Coimbra, UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, UF de Eiras e S. Paulo de Frades, UF Santa Clara e Castelo Viegas, UF de Assafarge e Antanhol e ainda Freguesia de Almalaguês. Foi dito que está em andamento na Assembleia da República a alteração no sentido mais positivo da lei sobre as candidaturas autárquicas de Grupos de Cidadãos Eleitores, cujo resultado será conhecido nos próximos dias. De qualquer modo, vai ser necessário preencher muita papelada e, principalmente, recolher muitas assinaturas, o que, neste contexto de pandemia, vai ser muito exigente.

c) Foi dada sequência à preparação da próxima CCCC extraordinária, sobre o tema genérico ‘O ambiente em Coimbra’, para a qual serão convidadas as especialistas Anabela Marisa Azul e Maria João Feio. Será enviada uma carta às/aos aderentes do BE com dois pontos: divulgando esta iniciativa e apelando à participação mais ativa no CpC neste processo de mobilização para as eleições autárquicas.

d) Foi decidido que façamos os necessários contactos para recompor esta CCCC com os membros não eleitos que devem tomar o lugar dos eleitos para que tenhamos os dez elementos acordados. 2. Foi proposta por José João Lucas a reunião extraordinária seguinte sobre o tema ‘A Comuna de Paris, no seu 150.º aniversário’, a realizar em finais de maio.

Tendo-se concluído a OT, encerrou-se a reunião.

Coimbra, 12 de abril de 2021

José João Luca