Share |

Minuta da ata 19

Minuta da ata n.º 19

Reunião on line da Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra (CCCC)

15 de fevereiro de 2021 21H15

Estiveram presentes: Ana Rita Brito, António José André, António Marinho, José João Lucas, Manuela Rodrigues, Sandra Silvestre (em substituição de Álvaro Miguel Simões, que justificou a falta por motivos profissionais) e Serafim Duarte. Esteve presente sem direito a voto Helena Loureiro. Esteve também presente Catarina Agreira, aderente, a seu pedido.

A Ordem de Trabalhos foi a seguinte:

  1. Aprovação das atas n.º 17 e n.º 18.
  2. Informações
  3. Regulamentação da alínea e) do artigo 10.º do Regimento da CCCC

1. A reunião foi dirigida por Manuela Rodrigues. Não foi tratado o ponto 1 da OT. Essas atas serão aprovadas na reunião ordinária de 1 de março. A ata desta reunião será feita por José João Lucas.

2. a) Foi lembrado que em 27 de fevereiro, sábado, haverá a Conferência Nacional Autárquica do BE, on line, entre as 11h00 e as 17h00. As pessoas já receberam esta informação, precisam de se inscrever se quiserem participar e, nesse caso, receberão o link para a ceder à plataforma zoom. Em 21, haverá também um debate on line preparatório da redação da Moção A, a apresentar à XII Convenção do BE. Ficou em aberto a possibilidade de realização dum debate interno sobre as eleições presidenciais de 26 de janeiro.

b) Foram dadas informações do plenário do CpC realizado on line em 13 de fevereiro. Estiveram presentes 63 pessoas, sendo 17 aderentes do BE. Foram feitas intervenções iniciais preparadas: Jorge Gouveia Monteiro (Coordenador) sobre o quadro político local, as marcas diferenciadoras do CpC e o calendário das próximas iniciativas com vista à preparação da nossa participação nas eleições autárquicas do próximo outono; António Rodrigues sobre as respostas dos serviços de saúde em Coimbra nestes tempos pandémicos, quer nos hospitais, quer nos cuidados de saúde primários; Inês Van Velze sobre a situação socialna cidade e, sobretudo, na baixa; Helena Faria e João Mortágua sobre a sua experiência específica dentro da situação geral da cultura no município; Miguel Dias sobre o contexto da emergência climática. Foram ainda feitas intervenções sobre a extrema direita, sobre a má gestão do território, designadamente em termos de limpeza e conservação do espaço urbano, balanço da participação de eleitos/as em algumas Assembleias de Freguesia, contactos e reuniões a desenvolver nas diversas freguesias para alargar a base de apoio e a militância no CpC, entre outras. Foi apresentada a intenção do BE de propor um texto de protocolo com o CpC, na sequência do que foi aprovado na Assembleia Concelhia do BE de 30 de janeiro, o qual será apresentado e debatido nesta CCCC, em próximas reuniões, bem como as bases programáticas para a candidatura.

c) Foi dada a informação de que o nosso comunicado sobre a questão social em Coimbra, elaborado na sequência da nossa reunião extraordinária de 8 de fevereiro, foi publicado no Campeão das Províncias e que sairá brevemente no diário ‘As Beiras’.

d) Sobre as renúncias da Marcela Uchôa e Jorge Martins à CCCC, José João Lucas leu um texto de resposta, subscrito também por António José André, Manuela Rodrigues, Mariana Garrido, Serafim Duarte e Helena Loureiro.

Foram feitas algumas considerações sobre esta intervenção, tendo Catarina Agreira sugerido que, numa próxima reunião, se refletisse conjuntamente sobre a reduzida adesão de militantes e a saída de alguns/mas, o que foi aceite por unanimidade. António José André apresentará os dados sobre este assunto, numa das próximas reuniões da CCCC.

3. A Regulamentação da alínea e) do artigo 10.º do Regimento da CCCC foi adiada para próxima reunião de 1 de março, por falta de tempo, a partir duma proposta já distribuída, que irá ser aperfeiçoada.

Foi marcada a próxima reunião extraordinária sobre o tema ‘A Cultura em Coimbra em tempos da pandemia’, a realizar no próximo dia 22 de fevereiro. Serão convidados a participar os aderentes Pedro Rodrigues e João Mortágua. Serão feitos outros convites, designadamente para permitir a presença de uma ou mais mulheres.

A convocatória será enviada por António José André.

Tendo-se chegado às 23h30, encerrou-se a reunião

Coimbra, 15 de fevereiro de 202

José João Lucas