Share |

Memórias: John Cassavetes

A 9 de dezembro de 1929, nasceu John Cassavetes. Foi um ator e diretor de cinema norte-americano. Considerado "pai do cinema independente dos EUA", tornou-se uma referência por causa do seu estilo quase artesanal de trabalho. Por António José André.

Filho de imigrantes gregos, Cassavetes cresceu, em Long Island. Licenciou-se na Academia de Artes Dramáticas (Nova Iorque), em 1950. Foi ator de teatro e teve pequenos papéis em filmes. Participou em dramas televisivos, onde se especializou na interpretação de jovens delinquentes.

Nos finais de 1950, foi protagonista principal da série televisiva "Johnny Staccato", que lhe deu fama e dinheiro para investir na produção do seu primeiro filme "Shadows", que tinha um orçamento exíguo e contou com a presença de alunos dum seminário organizado por Cassavetes.

Este filme teve êxito e deu início à chamada Escola de Nova Iorque. Depois foi contratado pela Paramount, rodando dois filmes, que não o satisfizeram. Começou uma nova etapa com "Faces" (1968), onde pretendeu mostrar a mediocridade da vida burguesa norte-americana.

Seguiram-se: "Os maridos" (1970), "Assim Falou o Amor (1971), "Uma Mulher Sob Influência" (1974), considerada uma das suas obras-primas, "A Morte de Um Apostador Chinês" (1976), "Noite de Estreia" (1977), "Glória" (1980), "Amantes" (1984) e "Um Grande Problema" (1986).

Cassavetes também participou como ator em filmes de reconhecidos diretores:  Robert Aldrich, Roman Polanski, Brian de Palma, John Hough...

Cassavetes foi um realizador independente e experimental. Tornou-se uma referência por causa do seu estilo quase artesanal de trabalho: orçamentos reduzidos, produção independente e a mesma equipa de técnicos e atores, geralmente amigos/as. Os seus filmes sofreram cortes e tiveram problemas na distribuição, mas conseguiram reconhecimento em festivais internacionais: San Sebastian, Veneza e Berlím. Cassavetes faleceu, a 3 de fevereiro de 1989, por causa de uma cirrose hepática.