Share |

Inaceitável

Entre entusiasmo e risos, conterrâneos de gerações anteriores narraram-me episódios passados de autêntico linchamento entre adolescentes de que resultaram pesadas sequelas físicas e psicológicas para as vítimas. Para eles, a minha geração era só totós que não sabiam o que era pancada a sério.
Já um figueirense da minha geração muito popular nas redes sociais descreveu-me com especial prazer um episódio em que ele e amigos atacaram um desconhecido numa discoteca ao ponto de a vítima ficar com uma orelha mutilada.
A divulgação do triste vídeo das agressões ao jovem figueirense revelou-nos que este tipo de violência se torna inaceitável quando a comunidade é confrontada com as imagens. Porque no antigamente não existia youtube isso não implica que os jovens de hoje sejam piores. Curiosamente, passados três dias um vídeo mostra uma turba de paroquianos de Canelas de idade avançada à beira de linchar uma senhora, insultando-a de uma forma animalesca.
Os próprios Mark Twain e Musil deixaram-nos retratos ficcionados dos séculos XIX e XX do que era a crueldade entre jovens de famílias tradicionais presbiterianas e dos colégios militares prussianos.
Não, dantes não era melhor.