Share |

Feira do Livro

A Feira do Livro e das Artes de 2014 é mais ambiciosa do que as precedentes feiras do livro, revela maior maturidade programática e menos amadorismo do que as edições anteriores.

Este salto de qualidade já se coaduna melhor com a atividade cultural desejável para um concelho com a dimensão da Figueira. A própria edição de autores locais ou naturais do concelho ajuda muito a dar vitalidade à feira.

O Nuno Camarneiro, o Afonso Cruz e o Gonçalo Cadilhe editam obras ao nível nacional, cada um no seu estilo e dentro do seu domínio, e independentemente dos gostos literários de cada pessoa há que reconhecer a abordagem interessante e não fútil dos temas e dos problemas que abordam nos seus livros.

Mesmo a temática mais ligeira das viagens do Gonçalo é tratada com alguma profundidade e reflexão, que contrasta muito com a banalidade e a futilidade da maior parte da edição nacional de literatura de viagens.

Também a pequena edição local teve recentes publicações interessantes e inovadoras como as do Pedro Silva ou do António Jorge e ainda obras que versam a história e a sociologia do concelho.

No entanto, tal como muitos não nutro nenhuma simpatia pelo pavilhão ali prostrado no Parque de Estacionamento das Gaivotas e gostaria que os livros fossem apresentados futuramente num local mais erudito.