Share |

Faltam profissionais no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, tem mais de 20 mil habitantes. No que diz respeito a cuidados de saúde primários, esta população é servida pelo Centro de Saúde de Oliveira do Hospital.
Este Centro de Saúde tem doze extensões de saúde associadas: as de Aldeia das Dez, Lourosa, Alvoco Várzeas, Nogueira Cravo, Avô, S.Gião, Bobadela, St.º António do Alva, Ervedal da Beira, Seixo da Beira, Lagares da Beira e Travanca de Lagos.
As várias unidades do Centro de Saúde de Oliveira de Hospital deparam-se com falta de profissionais. No que concerne a médicos de família, a situação é também delicada. Às pessoas que já não tinham médico de família acrescem agora muitas outras que ficaram sem médico, devido à aposentação dalguns clínicos, situação que faz com que cerca de metade da população deste concelho possa estar privada de médico de família.
Perante o exposto, urge saber que medidas estão a ser implementadas para garantir a contratação de profissionais necessários ao normal funcionamento dos serviços de saúde em Oliveira do Hospital, permitindo também a efetivação do direito a que cada pessoa tenha um médico de família.
O acesso à saúde é um direito fundamental das pessoas e um bem essencial para o seu bem-estar e para a qualidade de vida. A situação vivida em Oliveira do Hospital carece de intervenção e regularização urgente.
Atendendo ao exposto e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda dirigiu ao Governo, no dia 6 de janeiro, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:
1.  O Governo tem conhecimento da situação exposta?
2. Tendo em conta a previsível aposentação de alguns médicos, que medidas foram atempadamente desencadeadas para fazer face a esta situação? Qual o resultado dessas diligências?
3. Que medidas vão ser implementadas para garantir a contratação dos profissionais necessários ao normal funcionamento do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, bem como para assegurar que todas as pessoas têm médico de família?
4. Tendo em conta os utentes inscritos no Centro de Saúde de Oliveira de Hospital, qual deveria ser o quadro de pessoal desta unidade de saúde (enfermeiros, assistentes operacionais, etc)? Qual é atualmente o quadro de pessoal?