Share |

Eucaliptos invadem a Lousã/restauração da Freguesia de Vilarinho

Restauração da Freguesia de Vilarinho - O Bloco de Esquerda da Lousã apoia todos os passos que venham a ser dados para restaurar a Freguesia de Vilarinho. A fusão com a Freguesia Lousã foi imposta pelo Governo, mas contou com óbvias cumplicidades locais do PSD e também do PS.

O BE solidariza-se com o recém-criado Movimento Cívico Refutar, dinamizado pelo ex-presidente da Junta de Vilarinho, Joaquim Seco, que visa a reposição da Freguesia, reunindo cidadãos de diferentes quadrantes políticos. Vilarinho tem uma história e uma identidade autonómica que cumpre preservar.

Eucaliptos invadem Lousã - Novos eucaliptais têm surgido, no concelho da Lousã, aumentando o risco de incêndio e com prejuízos graves para a biodiversidade. Os efeitos de um novo regime jurídico com o qual o Governo liberalizou, há um ano, a plantação de eucaliptos, cedendo aos interesses das papeleiras, começam a ser visíveis também no concelho.

Entre Covão e Serpins, por exemplo, um sobreiral à face da estrada foi substituído por eucaliptos. Junto ao aeródromo da Chã do Freixo (marco nacional do combate aos fogos!), um pinhal deu lugar a uma nova plantação da exótica australiana, o que contraria a aposta dos Baldios de Vilarinho, que mais acima, por iniciativa da Floresta Unida, já tinha plantado milhares de árvores autóctones.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com excelentes técnicos na Lousã, o que faz? E a Câmara Municipal, que tem um vereador especializado nesta área?