Share |

Diz que Salazar morreu pobrezinho

Quando foi internado após a sua queda, em 1968, foi reservada a Salazar uma ala inteira do 6º piso da Casa de Saúde da Cruz Vermelha de Benfica, isto nos tempos em que apenas um terço dos portugueses tinha entrado num hospital. No entanto, quando morreu, a sua conta bancária estava próxima do zero, daí a lenda do Salazar que morreu pobrezinho e honesto. Mas a realidade é que a culpa de a conta ter chegado às lonas é do próprio Salazar.
Apesar de ter acautelado a sua reforma numa quinta do Vimieiro e de ter uma conta bancária típica dum alto representante do regime, Salazar teve o azar de depender da proteção social do Estado Novo. Depois de internado, Salazar foi exonerado e substituído por Marcelo Caetano. Desempregado e com tratamentos para pagar, a conta bancária ia-se esvaziando, a tal ponto que o presidente Américo Tomás aprovou legislação para que se pudessem pagar as contas dos tratamentos médicos.
O que esta história revela é que Salazar foi incapaz de montar um sistema de saúde e protecção social digno, sendo incompetente a tal ponto que foi vítima das próprias injustiças que criou, com a agravante de ter vivido os seus últimos anos à custa de milhões de contribuintes pobres e sem acesso a hospitais. Salazar não morreu pobre. Salazar morreu a 27 de julho de 1970 como um privilegiado do regime com governanta, residência e viatura de Estado.