Share |

Deputados perguntam sobre Urgências dos Covões

O Hospital dos Covões integra o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), uma Entidade Pública Empresarial (EPE) que inclui também os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), o Hospital Pediátrico de Coimbra, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra e as Maternidades Bissaya Barreto e Dr. Daniel de Matos.

O Hospital dos Covões, que tem vindo a perder sucessivos serviços e valências, estará agora em vias de ser desqualificado mais uma vez. A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos receia que estas urgências estejam “ a ser postas em causa”, questionando “como se pode desqualificar ou fechar o serviço de urgência dos Covões quando estão previstas obras para o serviço de Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.

Recorde-se que em 2012, o Governo PSD/CDS da XII Legislatura decidiu encerrar a urgência noturna do Hospital dos Covões, situação que motivou um requerimento do Bloco de Esquerda junto da Comissão Parlamentar de Saúde para ser realizada uma audição com o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro. A reorganização hospitalar em Coimbra motivou também diversas perguntas do Bloco de Esquerda ao Governo.

Em junho de 2013, em resposta a uma destas perguntas, o Governo de então referiu que “não existe qualquer projeto no sentido do encerramento” do Hospital dos Covões. No entanto, o tempo tem vindo a demostrar exatamente o contrário como aliás se está agora a verificar: depois do encerramento da urgência noturna durante a semana, depois de desqualificação de serviços de excelência dos Covões, depois da decisão de encerrar a urgência ao fim de semana, surge agora a possibilidade de encerrar de vez a urgência dos Covões.

O Bloco de Esquerda considera que o encerramento da urgência dos Covões constitui mais um passo para o desmantelamento desta unidade hospitalar. De facto, todas as ações implementadas relativamente ao Hospital dos Covões evidenciam a intenção de esvaziar esta unidade, encerrando ou transferindo serviços até que este hospital seja irrelevante e, portanto, mais fácil de encerrar.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. Vai ser encerrada a urgência do Hospital dos Covões? Em caso de resposta afirmativa quais os motivos que levam a este encerramento? Qual o plano de ação a ser implementado no CHUC para assegurar a sobrecarga de trabalho oriunda do encerramento da urgência no Hospital dos Covões?

2. Qual é o plano do Governo para a reorganização hospitalar em Coimbra?

Palácio de São Bento, 02 de dezembro de 2015.

Os Deputados

Moisés Ferreira e José Manuel Pureza