Conselhos muncipais

Durante o debate ocorrido na reunião de Câmara sobre o acidente do Olívia Ribau invocou-se a importância de reunir o Conselho Municipal de Segurança com maior frequência. Certamente não seria este fator por si que evitaria o acidente, mas é um fator que contribui indubitavelmente para uma mais eficiente prevenção.

O Conselho Municipal de Segurança tal como outros conselhos municipais, como o da Juventude ou da Educação, têm um papel importante na vida do concelho mas são frequentemente desvalorizados. A minha crítica não se resume ao executivo, estende-se aos representantes de partidos e de associações. São órgãos representativos que aproximam executivo, eleitos e partidos à sociedade.

Nas sociedades com maior tradição no associativismo e no voluntariado leva-se muito mais a sério este tipo de órgãos que são um verdadeiro complemento governativo. Não é por acaso que consideramos estes países mais organizados e mais eficientes, onde em média ocorrem menos acidentes. Aqui ainda valorizamos muito a figura do herói providencial que salva vidas quando o acidente já está a ocorrer.

É por isso que apreciei a atitude do agente Carlos Santos quando declarou que não se sentia um herói. Carlos Santos é da Costa de Lavos, tem uma grande proximidade com as vítimas e certamente preferia que uma prevenção mais eficiente evitasse o seu ato de verdadeira heroicidade.