Share |

24 setembro -18h - "Com elas no sítio: mulheres, política e austeridade"

O Bloco de Esquerda bate-se por um projeto de transformação profunda da sociedade em que as mulheres estão no centro das preocupações mas são também centrais enquanto protagonistas dessa transformação.
No Bloco de Esquerda, sabemos que todas as políticas têm uma diferença de sexo. Sabemos que as políticas da troika e da direita que nos governa, as políticas de austeridade, que nos prejudicam a todos, prejudicam sobretudo as mulheres. Há mais desempregadas do que desempregados, há mais precárias do que precários. Quando há cortes nos salários, são as mulheres quem mais sofre. Quando há redução de direitos, são as mulheres as mais exploradas. Quando se destrói o estado social, se corta nos serviços de saúde, na educação, nos apoios sociais, são as mulheres que encontram maiores dificuldades, pois é sobre elas que recaem os encargos acrescidos e o trabalho nunca reconhecido do cuidado da família, das crianças, dos idosos.
No Bloco de Esquerda sabemos que, quando tudo é mercantilizado, incluindo os nossos corpos, são as mulheres as primeiras a sentir a exploração e a violência.
Recusar a austeridade e lutar pela soberania económica, recuperar o que é nosso, recuperar o estado social, repor salários, pensões e prestações sociais, repor os direitos perdidos, fazer uma política pelas pessoas, sempre com atenção especial às mulheres e com as mulheres, é, para nós, o único caminho para essa transformação social profunda. É isto que a/o convidamos a debater connosco.