Share |

21 e 22 OUT: Cimeira por um “Plano B” para a Europa

Nos dias 21 e 22 de outubro vai realizar-se a 5ª Cimeira por um “Plano B” para a Europa. O evento decorrerá, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Campo Grande). A participação neste evento de dimensão europeia é importante para dar força à construção de alternativas ao crescente défice democrático e social imposto pelos tratados europeus. 

A fim de garantir a presença nesta Cimeira, foi reservado um autocarrro de Coimbra, que sairá no sábado (dia 21), às 8h, da Praça República e deverá chegar no domingo (dia 22), às 18h, à Praça da República.

Aceitam-se inscrições, através do tele 962916842, até ao dia 20 de outubro.

Eis o programa da Cimeira

Sábado

10h - Encontro sobre as “Cidades rebeldes europeias”.

13h30 - Sessão com Catarina Martins, Jean-Luc Mélenchon, Zoe Konstantopoulou, Miguel Urbán, Declan Kearney e Stefano Fassina.

16h30 - Dois painéis simultâneos: “10 anos do Tratado de Lisboa – os planos Mekron para o futuro da Europa” e “Desobediência civil e batalha cultural na contra ofensiva à hegemonia neoliberal da UE”. 

18h - Dois painéis simultâneos: “Governação do euro e dívida: que tipo de ruptura com a UE(M)?” e “Defesa na UE: diferentes vias para a paz na Europa”.

Domingo

9h30  - Dois painéis simultâneos: “O papel dos movimentos sociais na luta por direitos sociais na Europa” e “O impacto da austeridade nas questões género e nas futuras gerações”. 

11h20 - Apresentação dos relatórios das várias sessões paralelas.

12h - Sessão “Para onde vamos agora? – Um plano B para a Europa” com intervenção de Catarina Martins e de dirigentes L’Altra Europa (Itália), Izquierda Unida, Altersummit, Grupo da Esquerda Unitária Europeia, Aliança Vermelha e Verde (Dinamarca), e Unidade Popular (Grécia).