Share |

17 ABRIL - Sessão: LEAKS - Ligações Perigosas

As ações de Juncker como primeiro-ministro do Luxemburgo, aqui com o líder do SPD, Sigmar Gabriel, vão ser investigadas

Na sexta-feira, dia 17 de abril, vai haver uma sessão pública "Leaks - Ligações Perigosas", promovida pelo Coletivo de Solidariedade Internacionalista*,  na Casa da Escrita, em Coimbra, a partir das 21h30. O evento contará com as presenças de Marisa Matias (Eurodeputada do BE), Elisio Estanque (Sociólogo) e Jorge Martins (Professor).

Recordamos que, em fevereiro deste ano, 612 eurodeputados votaram a favor da constituição de uma comissão especial à evasão fiscal na União Europeia, que investigará a cumplicidade dos Estados-membros com grandes multinacionais de modo a ajudá-las a fugir aos impostos em países terceiros.
O caso Lux Leaks, investigado por jornalistas de vários jornais de todo o mundo, será central nesta investigação, não só por ter mostrado que o país isentou várias empresas durante muitos anos, mas também por Jean-Claude Juncker, atual presidente da Comissão Europeia, ser primeiro-ministro durante a vigência destes acordos secretos entre o país e o setor privado.
Fazem parte desta comissão 45 eurodeputados, entre eles/as, Marisa Matias (BE). A comissão  terá a duração de 6 meses e depois apresentará as recomendações necessárias sobre esta matéria.

* veja em: https://www.facebook.com/Coletivo.Solidariedade.Internacionalista/info?t...