Share |

Memórias: Toulouse-Lautrec nasceu há 150 anos

No dia 24 de novembro de 1864, nasceu Henri Toulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista e litógrafo francês, que revolucionou o design gráfico e ajudou a definir o estilo conhecido como Art Nouveau.
Os seus pais eram primos e tinham o título de condes de Toulouse. Uma doença genética manifestou-se aos 10 anos, afetando-lhe o desenvolvimento dos ossos, causa da sua pequena estatura e convertendo-o numa personagem grotesca.
Em 1881, Henri recebeu as primeiras lições formais de pintura e desenho, dadas pelo pintor Léon Bonnet e depois por Ferdinand Cormon. No início, recriou o mundo circundante com cenas equestres e tópicos históricos.
Henri interessou-se, desde cedo, por temas urbanos. Sempre reconheceu a sua admiração por Degas e pelas pinturas relacionadas com o circo e o baile. Através deste, vinculou-se ao neo-expressionismo.
Apesar de ser “pintor da vida moderna”, não se interessou por recriar aspetos da revolução industrial daquele tempo. A sua paixão foi a exploração da vida noturna de Montmartre, formigueiro artístico e intelectual de Paris. Ali encontrou a atmosfera e personagens que foram fonte de inspiração da sua vida intensa.
Em 1901, faleceu Henri com 36 anos de idade. Trabalhou por menos de duas décadas, mas deixou 737 pinturas, 5084 desenhos e 275 aguarelas. Isso contradiz a lenda que afirmava ter sido um artista que desaproveitara o seu talento, deixando-se levar por uma vida marcada pelos excessos do alcool.
Muitos museus celebram os 150 anos do seu nascimento: o Kunst Forum de Viena com a grande retrospetiva "O caminho para o Modernismo"; o Museu de Belas Artes de Budapeste com "O mundo de Toulouse-Lautrec"; o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, com "París de Toulouse-Lautrec: Gravações e Cartazes".
Longe de ser um “pintor maldito”, Henri Toulouse-Lautrec é uma figura central entre os criadores vanguardistas. Henri foi o cronista da Belle Époque e o poeta visionário que ldeixou una magnífica crónica visual da sua época.