Share |

Vitória do Syriza: Um Sinal de Esperança

A Coordenadora Distrital de Coimbra do Bloco de Esquerda congratula-se profundamente com a vitória do Syriza nas eleições gregas e com a tomada de posse de Alexis Tsipras, como primeiro-ministro da Grécia.
Trata-se de um momento de viragem fundamental para a Grécia e de enorme esperança para os países do Sul da Europa, como Portugal, também eles vítimas do jugo da política europeia liderada pela Alemanha em favor dos mercados financeiros e contra os direitos humanos, a dignidade e a soberania dos povos, a democracia de cada país. Trata-se duma vitória contra o fatalismo da austeridade e da coragem de romper com o discurso da falta de alternativas. Trata-se da afirmação, sobretudo, duma proposta política concreta, de um desafio fulcral para inverter o caminho do abismo imposto à Grécia como a Portugal: a necessidade da restruturação da dívida soberana para criar investimento, gerar emprego, pagar salários e pensões, recuperar serviços públicos essenciais; a necessidade de recusar as imposições do Tratado orçamental europeu.
O Bloco de Esquerda foi construindo com o Syriza, nosso partido irmão, estas propostas económicas para os seus países e para uma nova Europa. Encara-as, a partir do exemplo democrático dado pelo povo grego, como um desafio a todas as forças políticas portuguesas: é preciso recusar a chantagem das instituições financeiras e da Europa da austeridade; é preciso recusar as políticas subservientes e reclamar o direito dos povos a determinar o seu próprio destino; é preciso saber quem está com Merkel ou quem está com Portugal.

Coimbra, 26 de Janeiro de 2015