Share |

Pela prevenção e pela denúncia dos maus tratos na infância"

 

Comunicado da Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra

 

Neste dia 30 de abril, dia do ‘Laço Azul’, último dia do mês dedicado, internacionalmente, à prevenção dos maus tratos na infância, a Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Coimbra junta a sua voz às centenas de Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do país, aos e às profissionais que nelas trabalham diariamente e às entidades que as integram e com elas colaboram. O ‘Laço azul’ é o símbolo visual deste combate mundial em favor de políticas públicas que cuidem dos mais novos e que apostem na prevenção dos maus tratos na infância e na juventude. Sabemos que quem sofre maus tratos desde a infância guardará para toda a vida essas marcas.
A igualdade de oportunidades, uma vida livre de violência e uma justiça amiga da criança são alguns dos objetivos do Conselho da Europa para estes cidadãos e cidadãs, na linha da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de 1989. O Bloco de Esquerda identifica-se com esta causa, designadamente valorizando as estratégias preventivas e denunciando todas as situações que contrariam aqueles direitos fundamentais das crianças e jovens.
Neste sentido, a Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda insurge-se contra a agressão a um jovem do Lar de S. Martinho por um agente da segurança pública, difundidas, há poucos dias, nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais. Exige que, de forma inequivocamente independente, se esclareçam as circunstâncias em que tal ocorreu, que se apurem todas as responsabilidades pessoais e institucionais e que daí se retirem as devidas ilações para que tais situações não voltem a repetir-se.

 

Coimbra, 30 de abril de 2020

A Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda