Share |

Marisa Matias é candidata à Presidência da República

"Não me candidato para subtrair. Candidato-me para somar. Somar novas forças às outras forças, porque todas são necessárias para que o candidato da direita não ganhe a presidência”, afirma a eurodeputada ao esquerda.net. A candidatura de Marisa Matias foi aprovada neste domingo pela mesa nacional do Bloco de Esquerda.

 

A mesa nacional do Bloco de Esquerda aprovou uma resolução, onde se aponta que “a três meses das eleições presidenciais registamos que não se afirmou nenhuma candidatura à esquerda suficientemente mobilizadora e abrangente para fazer frente à direita nestas eleições” e que, por isso o partido promoverá uma candidatura própria e indicou o nome de Marisa Matias para essa candidatura.

O documento aponta que a candidatura da eurodeputada contribuirá para mobilizar o eleitorado e desmascarar o conservadorismo do candidato da direita, Marcelo Rebelo de Sousa, que “representa o PSD e os grandes grupos económicos, bem como o conservadorismo que se opôs a conquistas essenciais de direitos humanos como a despenalização da interrupção voluntária da gravidez”.

O documento aponta como temas essenciais no debate das eleições presidenciais: “as questões da soberania face aos tratados e acordos comerciais internacionais não referendados e aos poderes sem legitimidade que atentam contra a democracia e a decisão nacional; o combate ao conservadorismo e a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da liberdade; a mobilização popular para a participação política e decisões democráticas”.

Marisa Matias tem 39 anos, é socióloga, doutorada na área do ambiente e da saúde pública e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É da mesa nacional e da comissão política do Bloco de Esquerda.

Eurodeputada desde 2009, quando foi eleita pela primeira vez, Marisa Matias foi reeleita em 2014.

No Parlamento Europeu (PE), Marisa preside à delegação para as relações com os países do Maxereque, que inclui o Líbano, a Jordânia, a Síria e o Egito, e que é responsável pela manutenção e desenvolvimento das relações entre o PE e aqueles países, nomeadamente no que se refere à aplicação da chamada política de vizinhança.

Atualmente, a eurodeputada é também uma das vice-presidentes da comissão especial que investiga as “práticas fiscais agressivas” nos Estados-membros, é coordenadora da comissão de assuntos económicos e monetários e integra ainda as comissões de indústria, investigação e energia.

Marisa Matias é ainda vice-presidente do Partido da Esquerda Europeia.