Concelho Coimbra

Vídeos

José Manuel Pureza (Deputado e Vice-Presidente da Assembleia da República) visitou a USF de Condeixa, tendo reunido com a Dra. Rosália Perreira (Coordenadora da USF) e a Dra. Carla Silva. "O SNS é a base da nossa democracia!", afirmou José Manuel Pureza e destacou o excelente trabalho dos profissionais desta USF perante as dificuldades existentes na contratação de mais recursos humanos. (Video feito por Ricardo Martins).

Resoluções Mesa Nacional

Notícias

Há muito tempo que as condições de funcionamento do Palácio da Justiça de Coimbra se mostram extremamente deficientes face às evidentes limitações físicas e funcionais do edifício em que está instalado. Desde a sobrelotação dos espaços disponíveis com inúmeras valências entretanto criadas, secções cíveis em estado de degradação gravíssima, localização de juízos criminais e de execução de penas sem qualquer articulação, ao desrespeito pelos direitos de acesso de pessoas com deficiência e culminando nas condições de trabalho de magistrados, advogados e funcionários muito abaixo do minimamente exigível. O BE há muito vem exigindo a rápida construção de um novo Palácio da Justiça.

25 SET: Encontro com jovens

No dia 25 de setembro, houve um encontro com jovens, na Galeria de Santa Clara, que contou com as presenças de José Manuel Pureza e Catarina Isabel Martins, onde se falou de forma aberta e livre sobre as preocupações, os desejos e as dúvidas desta geração.

No dia 25 de setembro, o BE 4 instituições do distrito que se dedicam à formação artística: Curso de Estudos Artísticos da FLUC, Conservatório de Música de Coimbra, o Teatrão e Phylarmonica Ançanense. O trabalho que desenvolvem, de forma diversa e complementar, contribui de forma decisiva não só para a formação de novos profissionais mas também para o alargamento de públicos mais informados, críticos e exigentes. As dificuldades e os desafios com que cada uma delas se confronta confirmam a pertinência de um programa que não hesita em colocar o direito às artes, à cultura e ao património entre as suas prioridades.

No dia 24 de setembro, José Manuel Pureza, Mariana Garrido e Luís Monteiro estiveram num encontro com a DG da Associação Académica de Coimbra. Na reunião foram abordados temas como: a urgência de se atingir a propina zero, a ação social direta e indireta (desde as bolsas aos alojamentos), a situação das Repúblicas, a necessidade de revisão do RJIES e a democratização do Ensino Superior. Por um Ensino Superior universal, gratuito e democrático, faz acontecer.

No dia 24 de setembro, o BE esteve em Serpins e na Lousã assumindo o compromisso de sempre: lutar ao lado das populações para exigir que se cumpra o compromisso de sucessivos governos de uma solução ferroviária de qualidade para o transporte entre Coimbra. Miranda do Corvo e a Lousã.

No dia 24 de junho (2ª feira), vai haver uma sessão pública, intitulada “BE Pride: Movimento LGBTQI+ ontem, hoje e amanhã”. O evento, que contará com as presenças de Sandra Cunha (Deputada do BE), Ana Cristina Santos (Investigadora do CES/Coimbra) e Diogo Ribeirinha (Ativista do movimento LGBTQI+), será moderado por Mariana Garrido (BE/Coimbra) e decorrerá, no Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, a partir das 17h45.
Contamos contigo. Traz amigXs também...

No dia 5 de abril de 1997, morreu Allen Ginsberg. Foi um escritor, filósofo e ativista norte-americano. Fez parte do núcleo duro da Beat Generation: movimento que rejeitava os valores tradicionais e contribuiu para uma revolução cultural, nos anos 50 e 60. Por António José André.

Opinião

Ao afirmar que a Comissão era tão diversa quanto a Europa, von der Leyen tornou invisíveis milhões de europeus e de europeias.

Dizer sem subterfúgios ao que se vem, mostrar com clareza os propósitos – eis uma qualidade rara em política, que merece ser elogiada. Dou aqui três exemplos que cumpre enaltecer.