Share |

27 novembro: "Há uma resposta progressista aos atentados de Paris?"

Na sexta-feira, dia 27 de Novembro, vai haver uma sessão pública com o seguinte mote: “Há uma resposta progressista aos atentados de Paris?”, que contará com as presenças de José Manuel Pureza, Alda Sousa e Fabrice Schurmans, e decorrer á na Galeria Santa Clara, em Coimbra, às 21h30.

Contamos contigo! Aparece!

Os atentados terroristas que tiveram lugar, em Paris, repercutiram-se de forma importante em termos sociais, políticos e económicos. As comunidades islâmicas europeias, frequentemente conotadas com a onda de medo e terror provocada por estes ataques, têm vindo a tornar-se alvo de desconfiança. Os refugiados sírios, que fogem do conflito no seu país de origem, são, cada vez mais, considerados ameaças potenciais. Paralelamente, os Estados mobilizam meios de segurança extraordinários, declaram o Estado de Emergência e anunciam um investimento em forças de segurança e alterações legais, com vista a minimizar o risco de futuros ataques. O discurso político adotado deixa antever um conjunto de alterações profundas, quanto à futura estruturação das práticas de segurança europeias.

A natureza da situação atual requer uma reflexão crítica, aberta e honesta, que permita superar a tendência de discurso normalizador sobre as causas, consequências e implicações deste fenómeno. Existe ou é inevitável um “choque de civilizações”: uma confrontação Ocidente-Oriente? A cultura islâmica fomenta o terrorismo? Como se financia o autodenominado Estado Islâmico? Os refugiados representam uma ameaça à segurança europeia? Quais os efeitos da ameaça terrorista e que instrumentos a nível europeu podem ser mobilizados? Qual a natureza da “guerra ao terror” e possíveis consequências para as liberdades e garantias nas nossas sociedades?